quinta-feira, 3 de novembro de 2011

A FUNÇÃO DO GERENTE DE PRODUÇÃO.





   Em uma empresa, a área de produção é responsável por desenvolver produtos a partir de insumos (materiais, informações, consumidores) através de um sistema lógico criado racionalmente para realizar essa transformação.

   Um modelo de transformação é composto por input, processo de transformação e output. Os inputs são os recursos de entrada geralmente classificados: materia prima a ser transformada e métodos de transformação. O processo de transformação é composto por: instalações (prédios, equipamentos, tecnologia) e funcionários (pessoas que operam nas instalações). Os outputs são os recursos de saídas(vendas, estocagem, despachos,consumidores).

  Em uma organização o sistema de produção age em macrooperações e em microoperações. A macrooperação se refere à produção principal da empresa, enquanto as microoperações se referem aos postos de trabalho que alimentam e sustentam a macrooperação.

Pode-se definir a produção em três termos: função produção, gerenciamento da produção e administração da produção. A função produção se encarrega de reunir os recursos para a produção de bens. Os gerentes de produção se encarregam de controlar os recursos envolvidos pela função produção.

  A participação do gerente de produção no desenvolvimento dos processos de transformação,é dividida em duas responsabilidades principais: responsabilidade indireta e responsabilidade direta.

            As responsabilidades indiretas são:
  • Informar as outras funções sobre as oportunidades e as restrições fornecidas pela capacidade instalada de produção;
  • Discutir com outras funções sobre como os planos de produção e os demais planos da empresa podem ser modificados para benefício mútuo;
  • Encorajar outras funções a dar sugestões para que a função produção possa prestar melhores“serviços” aos demais departamentos da empresa.                                                       As responsabilidades diretas são:

  • Melhorar o desempenho da produção.
   A preocupação com a eficácia da produção fica a cargo da estratégia de produção(P.C.P). Para “fazer as coisas certas”, vamos destacar dois conjuntos de decisões fundamentais.
   O primeiro envolve a definição precisa do papel da produção na empresa  para atingir os objetivos organizacionais. O segundo é a  tradução desse papel em cinco objetivos de desempenho:

   *A qualidade dos produtos.
   *A velocidade em que eles são entregues.
   *A confiabilidade nas promessas de entrega.
   *A flexibilidade para mudar quando for preciso.
   *O custo de produção.

Fechando o ciclo de produção, é necessário ressaltar a importância do controle e da constante melhoria dos processos produtivos, assim como a constante revisão e melhoria das estratégias de produção.
   A administração da produção é a ferramenta do gerente de produção para gerir a função produção de maneira eficiente.


                                BOA SORTE!!!


Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.
Antoine Laurent Lavoisier


Nenhum comentário: