Ambicioso, exigente, competitivo, impaciente, intrometido, rigoroso, rude, de voz ressonante, de cara fechada, poucas palavras ou gestos… independentemente da sua personalidade, saiba como manter uma postura e relação profissional com um chefe mais ou menos difícil.
1-
Não o evite. Mesmo que ele convoque reuniões para de madrugada ou precisamente à hora de sair no final do dia, que telefone constantemente ao fim-de-semana e encha a sua caixa com dezenas de e-mails diariamente, procure não o evitar. Há quem tente passar despercebido quando trabalha sob as ordens de um chefe difícil, mas a verdade é que esse tipo de atitude muitas vezes acaba por dar ainda mais nas vistas. Execute as ordens do seu director, ou seja, faça o seu trabalho e nada de se esconder no WC quando ele está a ter um dos seus “momentos” menos bons. Trabalho é trabalho.
2-
Procure aliados. Numa empresa onde o director comanda com uma mão de ferro, é importante ter aliados, mais especificamente aliados que trabalham directamente com a chefia. Seja a sua secretária ou braço direito, é importante ter a confiança de uma pessoa como esta para compreender qual a melhor forma de lidar com o chefe, se este é um bom dia para abordar este ou aquele assunto e para ser avisado no caso de algo correr menos bem para o seu lado… assim terá tempo para planear a sua defesa.
3-
Coloque tudo preto no branco. Faça questão de ter um caderno no escritório para poder apontar tudo o que é dito em reuniões (não se esqueça das datas!), seja com o director ou outros responsáveis. Com um chefe difícil é importante ter tudo documentado porque é uma das melhores maneiras de se prevenir contra eventuais problemas. Esta ferramenta é ainda útil noutros sentidos – para não esquecer detalhes, para executar na perfeição o seu trabalho e cumprir todos os prazos. Se deve ser assim com todos os chefes, com um problemático, mais ainda. Como diz o velho ditado: mais vale prevenir do que remediar.
4-
Tenha um círculo de apoio. Não só para os momentos menos bons, mas também para o caso de precisarem de confrontar o director com algum projecto em particular ou algum assunto que afecte todos. A união faz a força, não é verdade?
5-Emoções controladas. Por vezes é muito difícil controlar as emoções perante as críticas (justas e injustas) ou palavras duras de um chefe problemático, no entanto, é o melhor remédio. Porquê? A partir do momento em que um director percebe que você é uma pessoa que reage de forma emocional muito facilmente, pode passar a ser o seu alvo preferido para ataques futuros e contínuos. Isso, por sua vez, irá suscitar conflitos constantes. O ideal é não reagir, apenas reconhecer calmamente as suas palavras e passar à frente – ao dizer simplesmente “sim, compreendo” ou “desculpe não volta a conhecer” eliminará quaisquer hipóteses de um “ataque verbal” mais extenso ou violento, não se irá exaltar e o chefe depressa irá compreender que, consigo, não vale a pena atitudes extremas.
6-Discussão em vez de confronto. É óbvio que vão surgir situações em que terá de dialogar com o seu chefe e tem de se cingir a isso mesmo – ao diálogo. Entrar de imediato em conflito apenas vai gerar mais conflito, ou seja, em vez disso utilize as críticas vindas do director como tópicos de discussão sobre interesses, objectivos, soluções e peça-lhe conselhos. Se o seu chefe é um duro crítico do seu trabalho, isso deve querer dizer que terá as suas próprias ideias sobre como esse mesmo trabalho deve ser melhorado e/ou executado, ou seja, é a melhor pessoa para o orientar.
7-
Autoconfiança. Nunca deixe que um director difícil o faça duvidar das suas próprias capacidades e talentos; pelo contrário, faça questão de dar sempre o seu melhor (e esqueça quem o aponta como sendo um “graxista”). Só assim será capaz de triunfar no mercado do trabalho, de ultrapassar os obstáculos diários que enfrenta e de se manter mental e fisicamente são. Não há emprego, chefe ou empresa que valha a perda da sua auto-estima ou saúde.
8-
Amigos à parte. Não tem de ser amigo do seu chefe, nem gostar dele, apenas tem de trabalhar com ele. Idealizar que pode mudá-lo é uma perda de tempo, porque o facto de ser um director problemático tem muito a ver com a sua própria personalidade e, como todos nós sabemos, as pessoas são como são. Em vez disso, canalize as suas energias para mudar a forma como vê o comportamento do seu director e como esse comportamento o afecta enquanto pessoa e profissional. Em vez de o considerar um “idiota chapado”, mentalize-se daquilo que ele realmente é – o seu chefe. Nestes casos, o profissionalismo é a sua bóia de segurança. Sirva-se dela ao máximo.
9-
Deixe o trabalho no trabalho. Nem todos conseguem esquecer os seus dias de trabalho, necessitando antes de relatar certas situações ou desabafar com família e/ou amigos mal cheguem a casa. Não chega que tem de lidar com um chefe difícil durante 8 horas por dia, 5 dias por semana… que ainda tem de o levar consigo para casa? Quando conseguir deixar o trabalho no trabalho – é um processo longo e nem sempre fácil – verá que os seus níveis de stress vão baixar drasticamente e terá mais energia positiva para o dia-a-dia no escritório. Vale a pena fazer esse esforço, as recompensas são mais do que muitas .
BOA SORTE!!!
0 Comentários