O QUE É LIDERANÇA SITUACIONAL....


O QUE É ?
É a crença de que não há um estilo de liderança que seja melhor do que os restantes, tudo depende da situação. Este estilo de comando gira em torno das pessoas e do ambiente de trabalho, valorizando os indivíduos e as suas emoções mais do que as suas tarefas ou objetivos.



Papel do líder
O líder contingencial permite que os próprios funcionários falem sobre as decisões que afetam os seus objetivos e a forma como realizam os seus trabalhos, estimulando a flexibilidade e a responsabilidade. Ele ouve as preocupações dos colaboradores, aprendendo o que deve fazer para manter o moral em alta. Por outro lado, como os trabalhadores podem expressar opinião na fixação de suas metas e nas avaliações de processos, tendem a ser realistas sobre o que pode ou não ser atingido.



Estilo de liderança
O estilo de liderança que se deve adotar com indivíduos ou grupos depende do nível de maturidade das pessoas que o líder deseja influenciar.



Pré-requisitos
Os administradores têm que proporcionar condições necessárias para uma vida de qualidade no trabalho e desenvolverem a participação e o envolvimento das pessoas que fazem parte da organização.



Benefícios
Ter o livre acesso dos funcionários nos setores administrativos e em decisões tomadas pela administração, demonstrando que a empresa tem uma preocupação em manter o fator humano desenvolvido com alto nível de comprometimento e desempenhando suas atividades com excelência.

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu