A LIDERANÇA EM PEQUENAS DOSES...

                              Liderança
  Liderança é uma palavra que se distingue de gerência por ser uma função e não um cargo. O gerente nem sempre é um líder e um líder não precisa ser um gerente. Todos sabem quem é o gerente mas nem por isso ele consegue liderar. O líder não precisa do apoio do cargo. Sua liderança é legítima: exerce influência no grupo, todos sentem prazer em seguí-lo possui uma visão de onde quer chegar sabe aproveitar ao máximo os talentos das pessoas.

                               Equipes 
 Líderes eficazes desejam ter o poder de decisão mas normalmente permitem aos membros do grupo trabalharem de modo que desejam. Muitos chefes se encasquetam com o jeito das pessoas trabalharem. Intrometem-se no processo, na tarefa, no estilo. Ora! É castração pura! É criar bloqueios no ambiente de trabalho para que a iniciativa e a autonomia não se instalem.

O trabalho de equipe depende de clareza de objetivos (e isso é muito melhor do que discutir tarefas) de responsabilidades mútuas (definir com clareza qual é a parte que cabe a cada um naquele projeto) e definir em conjunto os indicadores de desempenho (para que todos saibam se estão indo no caminho certo).

                             Motivação
  Claro que o assunto "motivação" é um dos mais complexos e polêmicos das ciências comportamentais e gerenciais. Mas, resumindo nesse espaço, posso afirmar que a autonomia talvez seja o componente mais motivador no ambiente de trabalho.

Trabalhar com liberdade e ir além do que as mãos podem fazer é que de fato mexe com o entusiasmo das pessoas. As pessoas querem usar suas cabeças (idéias e inteligências) para resolver problemas o entusiasmo aumenta se puderem usar também seus corações (sentimentos e emoções).

No fundo, as pessoas desejam ser plenas, inteiras. Espaços de trabalho que permitam essa completitude são os mais estimulantes e os que criam mais motivação. Os líderes sabem disso e lidam bem com isso. Os chefes não sabem disso e vivem na crença equivocada de que as pessoas só se interessam pelos salários e benefícios.

                              Intuição
  Dê o nome que quiser: palpite, "sacada", inspiração, sexto sentido, sentimento. Não importa o nome: ela existe e funciona. Todos nós possuímos os nossos sistemas intuitivos e, dependendo do tipo de liderança que a empresa adota ou do tipo de ambiente em que as pessoas se organizam para trabalhar, tal recurso pode ser freqüentemente menosprezado e desperdiçado.

Na verdade, não se trata de um poder sobrenatural e metafísico. O nosso sistema intuitivo possui uma rede de percepção que recolhe e processa informações e reservam no cérebro. O cérebro funciona como departamentos a mente é um fenômeno sistêmico que funciona como um comitê de decisão. Quando uma necessidade consciente sente falta do conhecimento reservado, a mente põem-se a funcionar e têm-se o fenômeno da intuição.

A intuição é um recurso desperdiçado nos ambientes onde a razão e a lógica prevalecem e onde o trabalho em equipe não faz parte da cultura.

                                 Criatividade 
 Muitas pessoas não se acham criativas. Acreditam que criatividade é coisa de artistas e de gênio. Pensam que criatividade é como acidente: só acontecem com os outros! Mas o que as fazem pensar assim? 
Quando bebês, foram capazes de resolver problemas enormes: segurar um objeto, conduzí-lo à boca para sentir o gosto, andar, subir um degrau, dirigir-se ainda que engatinhando em determinado local desejado, etc. De onde vieram os recursos para que tais problemas pudessem ser resolvidos? Do potencial criativo nato. E não faltava coragem! Subia, caia, levantava e... novamente, caso fosse necessário. Aliás, desistir não era a regra. A regra era tentar até conseguir!

                          Bom Humor
    Alguns paradigmas: para ser profissional tem que ser sério para se mostrar ocupado tem que ser sério para dar mostra que se está diante de um grande desafio tem que fazer pose de sério. Ora! Isso é uma agressão contra a natureza humana. Os seres humanos são criaturas espontâneas e brincalhonas. Mas, quando chegam no ambiente de trabalho, vestem a "roupa" de profissional e colocam a "máscara" de indivíduo sério.

É comum todos estarem ao lado da mesa de café, contando piadas e falando de futebol, até o momento em que todos sentam-se ao redor da mesa de reuniões para decidirem. Acabou o riso, as piadas, todos se revestem de caras sisudas. As pessoas que estavam tomando café eram autênticas essas, ao redor da mesa de reunião, são atores. Até quando as decisões nas empresas serão tomadas por atores e não por pessoas plenas?

                             Tempo
"Quem trabalha muito não tem tempo de ganhar dinheiro".Existe algo de verdadeiro nessa frase popular. Tem muita gente que trabalha muito mas trabalha errado. Perde-se no fazer e não tem tempo para pensar, muito menos para aprender, nem um pouco para mudar. Com isso, cria um círculo vicioso onde as mesmas práticas produzem os mesmos resultados e não dá prá ser diferente, não é? Se não mudar o jeito de trabalhar não há o que se esperar com relação aos resultados obtidos: serão sempre os mesmos.

Qual o segredo das pessoas que, com o mesmo tempo que todos tem, produzem uma porção de coisas?O segredo é saber utilizar o tempo e fazer aquilo que precisa ser feito. Nas empresas, é muito comum verificar que muitos empresários não exercem de fato o seu papel. Caem na armadilha da rotina e da burocracia e acabam fazendo o trabalho que compete a outras pessoas. Trocam o tempo destinado à estratégias e à comunicação com o tempo da execução de tarefas delegáveis.


                           Liderança

Não se trata de um engano! É que acabamos de concluir um pequeno círculo que interliga liderança com equipe, essa com motivação, depois com intuição, criatividade, bom humor, tempo e depois liderança... O aprendizado é melhor quando utilizamos o pensamento sistêmico. Isso significa que tudo está relacionado a tudo. Se desejar, retorne e reinicie, agora interligando um assunto a outro. Uma vez juntas, aumenta a nossa capacidade de compreensão e de correlação com a realidade. Tente buscar a relação que existe de uma coisa com outra e delas com a sua realidade. Vamos!!!  experimente...

                                                         BOA SORTE!!!

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu