CUIDADOS COM OS PEIXINHOS...

Quantas situações nos deixam sem respostas, quando se trata de subordinados? E como é frustrante isso não é mesmo?

Na maioria das vezes, as mesmas situações foram sanadas de forma serena e consciente; pois estávamos desligados emocionalmente das questões em pauta. Porém, Isso só ocorre, quando optamos pela sensatez.

Insistimos em usar da razão, quando os envolvidos não estão na nossa lista de FAVORITOS; mas quando a ocorrencia envolve um desses FAVORITOS, usamos da emoção e tentamos manipular as diversas facetas do ocorrido.


O PREJUÍZO DA VISÃO LINEAR :

Na verdade isso só ocorre, quando contratamos alguém que apresenta algo em seu currículo que nos chama a atenção. E, com o decorrer do tempo, a sua performance condizente ao currículo faz com que sempre nos foquemos naquele ponto forte do indivíduo; e se não estivermos atentos à nossa inteligencia emocional; deixamos de lado a razão e passamos a desenvolver a emoção. É quando acreditamos que esse profissional é o melhor que temos em nossa equipe e que precisamos usar de todas as ferramentas para não perdê-lo. Então de posse de uma VISÃO LINEAR, não conseguimos enxergar de forma clara ; o processo de relacionamento inter-pessoal e focamos em um só indivíduo toda a nossa energia de admiração...

Passamos a tratar esse profissional , como um PEIXINHO de nosso aquário e o enchemos de MIMOS e favorecimentos que certamente não dispensamos aos demais profissionais por nós liderados. E em diversas situações, deixamos de ser coerentes. E nossas decisões passam a ser baseadas em defender o nosso PEIXINHO e esquecemo-nos de que essa atitude poderá contribuir de forma desfávoravel para a nossa LIDERANÇA... Para que possamos sanar de forma eficiente o problema, precisamos ter uma VISÃO SISTEMICA!

( Ou seja, ver de forma ampla e global todo o desenrolar do processso de relacionamento pessoal)
AS VANTAGENS DE UMA VISÃO SISTÊMICA:

Para solucionarmos tal questão, a atitude mais equilibrada e eficiente; é trabalharmos 3 pontos importantes:

1- Avaliarmo-nos quanto ao nosso grau de envolvimento sentimental .

2- Rastrearmos qual o motivador de tal sentimento e transferirmos para todos da equipe.

3- Trabalharmos honestamente para manter o mesmo fator com os demais subordinados.


Se agirmos de forma clara e transparente, certamente estaremos fazendo com que toda a nossa equipe tenha uma resposta para cada ponto trabalhado:

1-Nossos subordinados passarão a VIVER o seu grau de envolvimento sentimental conosco.

2-O fator motivador individual, passa a ser coletivo e o DEVER de servir a empresa; multiplica-se pelo PRAZER de servir ao líder.

3-A motivação e preocupação em manter o bom relacionamento passa a ser rotina do grupo.


Para cada etapa desse processo, é preciso a certeza de que a mesma está clara e definida, para então assumir a próxima fase.

O processo é longo, às vezes virão as incertezas e fatos desmotivadores estarão sempre à espreita. Nesse ponto, a equipe precisa dialogar sobre os ítens favoráveis e desfavoráveis desse relacionamento e como tratar de cada caso isoladamente.( Respeitando-se a individualidade de cada membro do grupo).

É preciso haver a liberdade de expressão dos subordinados para com o líder, para que todo o processo não regrida por falta de comunicação entre as partes.


Quando bem trabalhada essa questão, todos ganham até mesmo a empresa que foi a menos citada nesse artigo.


Lembre-se que um aquário com muitos peixinhos, é muito mais bonito do que com um só...


BOA SORTE!!!

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu