2ª E 3ª CULTURAS DENTRO DA VISÃO SISTÊMICA.




 

A CULTURA DO ETERNO APRENDIZADO.

 

                         O ETERNO APRENDIZADO EM EQUIPE .
    Vamos tratar a seguir, das segunda e terceira culturas dentro da visão sistêmica, pois como já percebemos em postagens anteriores,as transformações sociais pelas quais passamos nas últimas décadas; desencadearam mudanças nas relações de trabalho. O conceito de competência foi ampliado e hoje ser competente não significa apenas demonstrar o conhecimento técnico exigido pela profissão, mas também ter autonomia para solucionar problemas e disposição para APRENDER ativamente no ambiente de trabalho, tomando decisões e assumindo responsabilidades com base no aprendizado em equipe.
-Em outras palavras, qualificação esta baseada no conjunto de capacidades técnicas, mas principalmente na capacidade de APRENDER a organizar, coordenar, inovar, agir em situações nem sempre previsíveis, decidir e cooperar com a equipe de trabalho. Essas competências, construídas mediante aprendizagem em situações de trabalho ou não, configuram-se hoje como indispensáveis para o profissional garantir seu lugar ao sol.
-A pergunta-se que se faz é: "Como adquirir todas essas competências de caráter técnico, pessoal, social e participativo?". É claro que a vida se incumbe de ensinar a cada um, dentro de seus círculos sociais, muitas dessas competências, porém meu objetivo aqui é repassar algumas técnicas, estimular o desenvolvimento das capacidades sócio-comunicativas, uma vez que APRENDER a se comunicar e a viver em grupo também implica novas responsabilidades sociais.
Habilidades como saber se comunicar, negociar no grupo, apresentar as próprias idéias, discutir, ser curioso, saber ouvir, valorizar a opinião dos membros do grupo e perceber como a diversidade de visões sobre um mesmo problema enriquece uma discussão são atributos indispensáveis para o processo do aprendizado em equipe.
- É preciso saber que não há espaço para individualismos no APRENDER em equipe. Toda atividade é entendida como resultado de um esforço conjunto e, portanto, as glorias e os fracassos são de responsabilidade de todos os membros da equipe e não de um único membro. O sentido de equipe nasce da integração individuo/organização, evidenciada pela adesão espontânea aos compromissos e metas, sem a imposição de valores ou procedimentos. Só existe equipe quando todos conhecem os próprios objetivos e as metas da empresa e desenvolvem uma visão critica a respeito do desempenho de cada um e do grupo.
No APRENDER em equipe, quando um não APRENDE, todos perdem; quando um APRENDE, todos ganham; quando todos APRENDEM, fica mais fácil realizar as atividades... e os serviços ganham em produtividade e qualidade.                BOA SORTE!!!

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu