A EMPRESA - UMA PAIXÃO NACIONAL

Sempre que falamos em processos e diretrizes, nos lembramos do quesito "bom funcionamento". E por falar em bom funcionamento, vamos falar de uma das paixões nacionais, ou pelo menos é a paixão da maioria dos brasileiros... O AUTOMÓVEL.
       Sim, a Caranga, o Carro, o Veiculo; qualquer que seja o nome dado, estamos falando de um dos assuntos mais comentados em uma roda de bate-papo de qualquer idade. E se compararmos Processos e Diretrizes bem elaboradas com o funcinamento de um carro, temos a seguinte situação:

*Combustível: Diretoria.

*Transmissão: Gerentes,Supervisores,Líderes.

*Motorização: Setor Produtivo( Confecção de componentes,Manufatura de componentes,Acabamento).

*Rodas e Pneus: Setores de Apoio( Desenvolvimento,Vendas,Compras,Almoxarifado,PCP ).

*Carroceria: Contas a pagar,Faturamento,Marca, Existencia no Mercado.

       Partamos de um princípio: O funcionamento de um veiculo com motor 2.0, movido à óleo diesel com injeção eletronica, cambio manual de 6 marchas, sustentado por rodas de aro 14¨.

       O COMBUSTÍVEL: É preciso que o óleo diesel seja injetado na quantidade e tempo já programado de fábrica. Será que esse veículo teria um bom desempenho com outro combustível?
 Bem, na nossa atualidade, o mercado tem oferecido a flexibilidade ( ou seja, a opção de outros combustíveis).
  Porém, respeitando o manual: temos um veículo que só funciona bem com óleo diesel. Poderíamos adaptar a nossa condição em "FLEX", mesmo assim, correríamos o risco de abastecer: Gasolina, Alcool, Diesel, Bio-diesel, e se  nos deixarem... até energia elétrica. Isso torna-se bem fácil de acontecer, se o nosso fornecedor de combustível. não estiver focado na condição do veículo.

       A MOTORIZAÇÃO: O bom desempenho do motor, está diretamente relacionado com: Troca de óleo em tempo correto , Velas, Filtros de óleo e ar sempre limpos e Sistema Elétrico em bom estado.

        A TRANSMISSÃO: É o que determina qual a velocidade e força que o veiculo deve empreender.
A troca de marchas, deve ocorrer na medida solicitada pelas circunstâncias ou ocasiões. È importante
lembrar que a transmissão de um veiculo de grande porte não se encaixa em um veiculo de porte pequeno e vice-versa.

        AS RODAS E PNEUS: Se na estruturação de um veículo, foi determinado que as rodas e pneus devam ser uniformes( nesse caso específico; Aro 14); não podemos ter em cada ponta de eixo uma medida diferente da outra( ex: 1 aro 14, outra aro 13, outra aro 15,outra aro 16 e no estepe 1 roda aro 17).

    - Em uma Empresa, onde o combustível abastecido muda à todo instante ou seja, o Diretor( quem dá a Diretriz); é inconstante ou não encontra a direção a seguir.

     -Em uma Empresa, onde falta a manutenção preventiva para o setor produtivo, ou seja, faltam treinamentos, programas de incentivos, atualização de processos e equipamentos.

     -Em uma Empresa, onde a transmissão tem um desgaste em suas engrenagens, ou seja quando gerentes e líderes estão desfocados, despreparados, desatualizados, não conformidados com o foco da empresa.

     -Em uma  Empresa onde, as rodas e pneus estão em desacordo em suas atuações, ou seja cada setor de apoio, tem um entendimento diferente das atuações dos demais setores e com isso trabalham em velocidades diferentes.

    -Nessa Empresa, certamente teremos um automóvel que não irá à lugar algum. É claro que tudo isso pode ser reparado ou seja, passar pelo TUNNING( melhorias,adaptações,estilização, personalização).

    Mas, mesmo o Tunning se não for bem planejado e executado por mãos competentes; estaremos empreendendo tempo, energia e capital em um mau resultado.

    Lembrando o mais importante: A somatória desses componentes, levam a" Carroceria" à um destino.

  E a Carroceria nesse conceito, é: FATURAMENTO, CONTAS À PAGAR, CONSOLIDAÇÃO DA MARCA E A EXISTÊNCIA NO MERCADO.

                                                          BOA SORTE!!!

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu