O AMOR DO LÍDER PARA COM SEUS LIDERADOS.

 

   





       Não há dúvida de que toda relação seja de que forma for, ela é fundamentada em um tipo de amor seja ele paternal,fraternal, etc.... Assim sendo, é imprescindível que exista amor na relação líder-liderado. Existem muitas maneiras de demonstrar amor pelo seus seguidores. Mas, falarei de 5 que penso ser fundamentais.
1ª Arrume tempo para eles- Quem ama alguém ou alguma coisa gosta de passar tempo com o objeto de seu amor, alimenta a relação. Do mesmo modo que não podemos alimentar nosso casamento grudados na televisão, não podemos alimentar nossas relações profissionais sentados à mesa do escritório. O segredo é sair da sua sala e procurar conhecer seus colaboradores. Passe algum tempo com eles. Converse com cada um separadamente. Procure vê-los como pessoas e não como números. Cuide da sua equipe com o mesmo amor que cuidaria de um jardim. Quando estiver com eles, esteja presente de corpo e alma. Não fique pensando nas mil coisas que ainda tem que fazer no restante do dia ou nas outras pessoas com quem tem que falar ainda. Concentre sua atenção e energia na pessoa com quem está falando, eles vão perceber a diferença.
2ª Ouça o que eles têm a dizer-  Um dos principais fatores para uma boa avaliação de um líder, é a disposição que ele tem para ouvir as idéias e as necessidades de seus subordinados. Colaboradores  querem ser ouvidos, portanto ouça-os. Não estou me referindo à uma técnica qualquer desses cursos de audição ativa. Estou sugerindo que voce realmente se sente com o coração aberto e se importe com que as pessoas estão dizendo. O segredo é Empatia, quando elas são ouvidas, elas se emocionam.
3ª Demonstre reconhecimento- Não estou falando de distribuir troféus em um jantar de premiação. Em vez disso, sugiro algo bastante pessoal. Prestigie as pessoas pelo que elas são ou fazem. Reconheça o ser humano que existe por trás de cada profissional. Elogie o colaborador cada vez que ele estiver fazendo a coisa certa. Quanto mais vezes voce fizer isso, mais ele tentará acertar.
4ª Coloque-se a serviço deles- Um grande líder disse que quanto mais voce subir na hierarquia de uma organização, mais deverá servir as pessoas sob seu comando e não esperar que elas sirvam voce. Nesse caso, servir significa cuidar do crescimento, do futuro, da carreira e do bem-estar de seus colaboradores, de modo que eles se sintam satisfeitos com a vida, com o trabalho e por estarem com voce. Quanto mais eles crescerem, mais ajudarão voce a crescer também.
5ª Extraia o que eles têm de melhor- Deixei este ítem por último, porque considero ser o mais importante de todos.Quem ama sempre quer o bem da pessoa amada. Quer que ela seja bem-sucedida e feliz, que mostre o que tem de melhor. Portanto, a melhor maneira de um líder demonstrar o seu amor por sua equipe é ajudar cada um de seus membros a descobrir os seus pontos fortes e lhes dar uma oportunidade de utilizá-los.Quando voce cria um sistema que permite que os membros de sua equipe brilhem, não só extrai o melhor de cada um deles, mas também da própria equipe e da empresa como um todo. Se quiser mesmo amar seus colaboradores, ajude-os a fazer o que eles sabem fazer especialmente bem. É simples assim.


                                                         BOA SORTE!!!

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu