Dentro do contexto de liderar... Este é o ponto chave da relação Empresa-Colaborador.
Porque, não é nada mais do que isso: Servir aos dois lados, fazendo o que é melhor para ambos.
Tarefa fácil? Claro que não. Mas é para isso que voce foi contratado e com isso, a sua função de líder deve estar no nível de atender as necessidades da empresa como: atingir as metas, manter a ordem e disciplina, fazer valer as normas e estatutos da empresa. E por outro lado,cuidar do bem-estar dos colaboradores a nível de compromisso. E até certa altura de forma pessoal; para que eles executem as suas tarefas com destreza e satisfação. Pelo lado da empresa, voce tem o setor de apoio definido para cada situação dentro do processo. Pelo lado do colaborador, voce tem a voce. Por isso concentre boa parte da sua energia ouvindo o que eles tem a dizer. Muitos dos problemas que envolvem o dia a dia produtivo e que o sistema não consegue enxergar, está em seus íntimos. Por isso ouça-os. Mas ouça-os com atenção!
1º-Ouça ativamente - Encoraje-o a continuar falando parafraseando o que a pessoa disser com a palavra "voce". Ex: (Paulo):minha função tem 14 operadores...( Líder)E voce acha dificil se destacar?
2º-Use breve expressões de encorajamento -( tipo: entendo, a-hã, é mesmo?, fale-me mais) breve expressões de encorajamento podem lhe dar o triplo de informações que voce deseja colher.
3º- Mantenha contato visual -Mantenha o olhar fixo no outro durante todo o tempo em que ele o fizer. Imitar o olhar da outra pessoa, cria Empatia.
4º- Não interrompa, atenha-se ao assunto - Evite o impulso de mudar de assunto. Deixe a pessoa terminar de falar.
Demonstre interesse verdadeiro ao assunto. Em grande parte das conversas de lider e liderado, derivam para projetos de melhorias dentro de processos. Sejam eles de maneira pessoal ou coletivo. E todos acabam ganhando...
BOA SORTE!!!
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