NADAR OU AFUNDAR ( 3ª FERRAMENTA)


ADMINISTRAR CONFLITOS...

Há várias teorias tentando explicar o que é conflito e suas origens. Há sempre a necessidade de pelo menos duas pessoas, mas pode haver mais de duas pessoas em conflito. Nas organizações, hoje, enxerga-se conflito como algo benéfico.
O conflito pode ter origem em uma destas 3 dimensões:
- percepção: quando alguém da equipe percebe que suas necessidades, desejos ou interesses tornam-se incompatíveis pela presença ou atitude de uma outra pessoa;
- sensação: quando alguém tem uma reação emocional frente a uma situação ou interação que aponta para um sentimento de medo, tristeza, amargura, raiva, etc.

- ação: quando alguém torna explícito para a outra parte, ou outras partes, as suas percepções, os seus sentimentos ou age no sentido de ter uma sua necessidade satisfeita, mas essa sua ação interfere na satisfação de necessidades de outras pessoas.
É difícil um conflito ter uma única dimensão, ele freqüentemente tem as 3 dimensões, e a intensidade de cada dimensão pode variar durante o processo de conflito.
O conflito quando se torna conhecido pelas pessoas envolvidas, pode ser destrutivo e violento, conciliatório ou amistoso; pode ser um exercício de poder ou pode ser construtivo.
Não importa qual a origem do conflito, nem o caminho que se toma para a solução, ou não, do conflito, a pessoa em conflito sempre tem a intenção de expor as suas razões dentro do conflito e ter suas necessidades atendidas.
O termo conflito, que antes demonstrava  uma percepção de confronto, hoje, na área organizacional, demonstra oportunidade.
Podemos resumir as soluções que podem ser obtidas nos possíveis conflitos, em 4 tipos de atitudes:
- Evitar: um lado não manifesta a existência de conflito, o outro lado desconhece a existência do conflito, é a forma mais passiva.

- Acomodar-se: o conflito é expresso e conhecido, mas um lado se acomoda, demonstrando uma resignação externa e, freqüentemente, uma revolta latente interna.

- Competir: Aqui, o conflito é expresso e conhecido, mas forma-se uma gangorra, onde os dois lados querem ganhar, e quando um ganha o outro perde.

- Acordar: o conflito também é expresso e conhecido, mas é formada uma parceria para buscar soluções que contemplem os pontos de vista diferentes, isso aumenta a auto-estima e fortalece o grupo para assumir novos desafios.
Fato é que, os conflitos sempre vão surgir dentro da organização. As pessoas discordam porque tem circuítos e culturas diferentes. E o Líder deve saber como conduzí-los:
1- Aborde as partes em particular( para que a sua formação de opinião não sofra influencias).
2- Reafirme os fatos na presença das partes envolvidas( colocando a sua opinião formada pelas narrativas anteriores).
3- Peça sugestões para a solução do conflito (observando que as partes estejam de comum acordo).
4- Esteja pronto para intervir na solução ( se não houver acordo,coloque a sua sugestão para a solução do conflito).
5- Em última instância, coloque as normas e procedimentos da empresa acima de qualquer personalidade. Deixe claro qual a sua posição como administrador e solucionador do conflito.
   Espera-se que a condução para a solução do conflito, vá até a terceira etapa; onde todos de comum acordo, irão ganhar...
 
                                                                        BOA SORTE!!!


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