NADAR OU AFUNDAR( 6ª FERRAMENTA)




TER SEGURANÇA E CONTROLE EMOCIONAL...
      Em meio a um cotidiano cada vez mais concorrido, surgem na vida de cada indivíduo, caminhos que o próprio deverá escolher, para levar adiante, a esperança de que a cada dia, seus sonhos, expectativas e objetivos, sejam alcançados através de um trabalho.
Entretanto saber lidar com as adversidades, obter flexibilidade nas relações pessoais, nunca foi tarefa fácil para aqueles que possuem uma personalidade forte. O problema é: Como reagir em situações onde não se consegue manter o auto controle? Como otimizar as suas habilidades a seu favor, para que possa obter vantagens a diante ? Como saber a hora exata de engolir alguns "sapos" sem que isso comprometa a sua imagem, e mesmo assim manter o bom humor encontrando maneiras de ser inteligentemente emocional?

      Paradoxos, dilemas, problemas, cobranças sempre existiram e sempre existirão em nossas vidas, porém no mundo corporativo, se não formos empregáveis e flexíveis, as oportunidades serão cada vez mais escassas. Cada vez mais as corporações exigem que, os seus líderes criem um clima emocional que ofereça inovações, melhores desempenhos,  para que se estabeleça sinergia nas empresas.
 
      Durante muito tempo, os gerentes consideravam as emoções um entrave que tumultuava o andamento das operações, e que isso não era necessário. Atualmente, é comum nas empresas algumas praticas e hábitos não se consolidarem, devido a falta de emoções e percepção de como é lidar com o ser humano de hoje; que é um profissonal mais dinâmico, mais individualista, mais imediatista entre outros adjetivos. É preciso, despertar as nossas habilidades ainda não descobertas, e passarmos a ser menos gerente e sermos mais líderes.

     Antes de mais nada, devemos entender de uma vez por toda o que é Liderança: Ninguém exerce liderança sobre alguém se não pela atitude de servir esse alguém; é a arte de influenciar as pessoas tornando-as nossos seguidores. A tarefa dos lideres são primais; pois através de suas atitudes eles conquistarão o respeito de seus liderados. Desde o inicio da atividade humana na terra, existiram lideres de diversos estilos, alguns devido a sua força bruta naturalmente, outros por sua inteligência, e outros por motivarem seus liderados de forma que, pudessem lutar com mais dedicação e comprometimento por seus ideais. Os lideres são aquelas pessoas que transmitem conhecimento, segurança, conforto e clareza diante de uma situação. Nas organizações atuais, a tarefa dos lideres não é a das mais fáceis, pois ele se concentra em canalizar as emoções coletivas e direciona-las para ações positivas com o intuito de maximizar o rendimento de sua equipe.

      Em qualquer grupo de pessoas o líder possui o poder de controlar as emoções de todos que ali estejam comprometidos com um objetivo coletivo, pois quando se trata de equipe, a primeira palavra que devemos conjugar é a primeira pessoa do plural " Nós ". Se acaso essas emoções partirem para o lado do entusiasmo coletivo, a tendência é que haja uma sinergia elevada, aumentando as chances de sucesso para aquele determinado grupo, o que é chamado pela nome de ressonância.  Entretanto, se por ventura essa emoções partirem para o lado negativo, e no grupo estiver presente fatores negativos como; rancor, inveja e ansiedade certamente o ambiente será contaminado pela discordância coletiva, assim damos o nome de dissonância As pessoas esperam do líder, dicas emocionais e racionais, porque as suas atitudes afetam os demais níveis hierárquicos dentro da empresa, mesmo se a parte afetada não possuir contato direto com o líder, as suas decisões se transformam em um efeito dominó, percorrendo todo o clima organizacional.

    Eles distribuem elogios, criticam de maneira construtiva, debatem posições, e normalmente estão abertos para argumentações o que aumenta o grau de clareza no sentido do trabalho, visando estimular a flexibilidade das pessoas, e desenvolver sua capacidade produtiva.  É comum existir dentro de um setor, alguma pessoa cuja personalidade seja mais adequada a de um líder, desde que essa pessoa seja alguém de confiança e que a respeitem, em busca de orientação, porque quanto maior a habilidade do líder em repassar suas emoções, maior será a intensidade com que estas vão se disseminar.

    O sentimento de ansiedade por parte do líder, pode indicar que o andamento de alguma operação, não esteja ocorrendo da maneira como foi planejada, acabará desviando assim a atenção do líder para os assuntos mais prioritários. Se acaso o líder, esteja em um estado de humor sóbrio, esse mesmo poderá sofrer conseqüências desagradáveis, pois as chances são maiores de ele agir com menos comprometimento no seu trabalho, aumentando os riscos de algo sair errado.
Ao contrario, se por ventura ocorrer em algum momento um estado de humor elevado, acarretara muito otimismo em suas decisões, o que não deixa de ser um perigo, por causa do excesso de confiança.
     Além das condições de trabalho, a remuneração e  os incentivos, os lideres proativos exercem um papel fundamental. Quanto mais a empresa for centrada em atividades que são necessárias controle de emoções e alto nível de concentração, maior a responsabilidade do líder em saber determinar o clima de seus liderados, pois sem essa ferramenta, acontece o efeito domino; o líder não transmite segurança e deixa de proporcionar boas condições de trabalho, o que afetara no humor e desempenho dos funcionários e quem pagara o pato nessa historia será a  empresa.

     O clima organizacional não é o fator preponderante para que os resultados sejam alcançados. Mas sim um fator positivo, pois com ele haverá mais intimidade dentro da equipe que ficara focada em suas metas. Entretanto, não há ser humano que trabalhe de maneira pró - ativa,ou trabalhe sob pressão, e que se espere resultados a curto prazo, se o mesmo não for bem remunerado. A remuneração é de acordo com as habilidades que a pessoa dispõe, pois infelizmente no sistema capitalista não vale o quanto se faz, e sim o que se faz, ou seja paga-se pela sua raridade. 

  É simples: Quantos Leonel Messis existem no mundo, ou quantas Madonas ? E por ai vai. Consequentemente se a condição emocional do líder e suas atitudes, afetam o clima de seus liderados e automaticamente o desempenho de suas tarefas, deduz-se que a administração das habilidades emocionais, é um requisito indispensável para os resultados da empresa.

                                                              BOA SORTE!!!

"Quando paramos de crescer, paramos de liderar...Quando deixamos de sacrificar, deixamos de obter sucesso"

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu