COMO LIDAR COM UM CHEFE DIFÍCIL







                               COMO LIDAR COM UM CHEFE DIFÍCIL...
Dentro de uma empresa, o clima de trabalho entre chefia e seus comandados pode ser bem diversificado. Tudo varia da personalidade e característica dos membros da equipe e, principalmente, do perfil do chefe. Em algumas organizações, o ambiente de trabalho é muito prazeroso, em outras, os chefes dificultam tanto que o clima não fica nada agradável.

Por isso, é importante que coordenador e equipe procurem identificar suas diferenças no relacionamento, para que o clima ruim no trabalho não repercuta na produtividade da empresa. Muitos não percebem, mas o bom relacionamento com o chefe envolve muito mais do que realizar bem as tarefas. Aqueles profissionais que não sabem  lidar com seu superior, podem perder oportunidades de apresentar  idéias  e até mesmo de ser promovido.

Bater de frente o tempo todo com o chefe não é a melhor escolha. É importante evitar deslizes, desentendimentos, saber discordar com embasamento e até “engolir alguns sapos”, quando necessário. Dessa forma, e com o tempo, a pessoa aprende a como lidar e neutralizar os excessos dos seus superiores, sempre respeitando a hierarquia e respondendo com competência e profissionalismo os resultados por ele esperados.


1) O que fazer para lidar com um chefe centralizador ou aqueles que querem controlar tudo?

A melhor forma de lidar com um chefe que é centralizador e controlador é mostrar eficiência, resultados e, conquistar sua confiança. É preciso saber também administrar sua ansiedade, dando feedbacks constantes, antes que ele cobre a tarefa.

Ele tem que começar a confiar nas outras pessoas e perceber que delegando tarefas, poderá acompanhar o processo, saber do que acontece e ainda assim, ter mais tempo para gerar negócios.

2) Como falar para seu chefe que as atitudes dele estão deixando a equipe desmotivada?

Antes de falar qualquer coisa, é importante estabelecer um relacionamento que lhe permita esta abertura. De nada adianta falar, se o chefe não estiver receptivo.

Tendo um bom relacionamento, é importante escolher a melhor hora (quando ele não estiver focado em coisas mais importantes) e a melhor forma (dentro da linguagem dele).

Isto significa passar a informação de uma forma que ele valorize este dado para tomar uma atitude diferente. Exemplos de resultados não alcançados e que poderiam ser melhorados podem ajudar a convencê-lo ou entender melhor a situação, do ponto de vista da equipe.

3) Para um chefe difícil, como mudar esse perfil sem perder o apoio dos colaboradores?

Tudo depende do que é um chefe difícil. Existe líder  que é estourado, mas que valoriza a equipe e por isto, tem o apoio dos colaboradores.

O líder precisa entender que o relacionamento com sua equipe é a base para uma boa performance e por isso precisa investir algum tempo nisso. Ele não precisa ter as melhores pessoas em sua equipe, ele precisa saber como identificar e reforçar o melhor em cada colaborador e esta será a grande soma dentro da equipe.

Tendo o vínculo criado, ele precisa manter este canal de comunicação aberto, ainda que ele seja explosivo ou exigente demais. Estas características acabam se tornando sua forma de trabalhar, mas não a essência de sua estratégia com a equipe, por isso as pessoas relevam e continuam trabalhando COM ele, e não PARA ele.
4) Quais os cinco critérios para verificar se eu sou um bom chefe e o que fazer para melhorar?

Acredito que um bom líder deve:
1) Ser acessível;
2) Servir de exemplo;
3) Participar da equipe e não apenas dar diretrizes;
4) Desenvolver constantemente suas habilidades de comunicação e relacionamento;
5) Conhecer as pessoas que fazem parte de sua equipe.


 Todo líder  tem obrigação de fazer cada vez melhor ou diferente, de forma que consiga extrair melhores resultados de sua equipe. “É necessário ler sobre liderança, participar de eventos,trocar idéias e experiências com outros líderes, fazer benchmarking em outras empresas ou mesmo em outras áreas/equipes da própria organização onde trabalha e sempre conhecer ou acompanhar a história e o trabalho de outros líderes, que devem servir de exemplo e inspiração”.


                                                                                       BOA SORTE!!!               

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu